Prevenção da depressão

15/10/2009

thumb_img_c2_10098No âmbito de uma investigação de pós-doutoramento financiada pela FCT e conduzida nas Universidades de Aveiro e de Coimbra, está a ser implementado um estudo com o objectivo de conhecer e intervir sobre a depressão nos jovens adultos.

Assim, pretendemos numa primeira fase, a decorrer desde o ano lectivo anterior até Novembro deste ano, identificar jovens adultos com sintomatologia depressiva ou em risco para o desenvolvimento da depressão, a fim de, no segundo semestre, disponibilizarmos aos mesmos um programa de prevenção da depressão. O programa a ser implementado será constituído por 10 sessões, com uma duração de 60 a 90 minutos e periodicidade semanal.
 
Desde os anos 80 que se verificou um aumento no desenvolvimento e implementação de programas universais, selectivos e indicados, com vista a reduzir os factores de risco para a depressão, sintomas depressivos e perturbações depressivas, estando documentado que a sintomatologia depressiva e a depressão podem efectivamente ser prevenidas. É neste contexto que se insere a pertinência do nosso trabalho.
 
No sentido de potenciar a participação da comunidade estudantil da UC neste trabalho, gostaríamos de solicitar a divulgação do mesmo junto dos alunos.

Mais informações estão disponíveis em http://uaonline.ua.pt:80/detail.asp?lg=pt&c=14816 

Com os melhores cumprimentos,
A investigadora principal
Sara Monteiro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: