URGENTE: Dias Europeus do Emprego 2009: 27 e 28 de Novembro, Porto – pedido de divulgação

23/11/2009

A Rede EURES Portugal
 
 
Durante os meses de Outono, têm vindo a decorrer, em mais de 200 cidades por toda a Europa, várias centenas de eventos, de entre feiras de emprego, seminários, conferências, workshops e eventos culturais, todos visando promover a mobilidade geográfica dos trabalhadores na Europa como via alternativa para a obtenção de um emprego. Também Portugal se integra na celebração destes Dias Europeus do Emprego 2009 – no ano em que se celebra o 15º aniversário do EURES (a Rede de Emprego Europeia). No seguimento das 3 edições de anos anteriores, que reuniram no seu todo mais de 28.000 participantes, o IEFP vai organizar, nos próximos dias 27 e 28 de Novembro, no CACE Cultural do Porto, o último evento do circuito europeu em 2009, que pretende promover espaços de informação e aconselhamento personalizado, nos quais os trabalhadores podem iniciar ou consolidar os seus projectos de mobilidade transnacional.
Esta iniciativa conta com a participação de Conselheiros EURES de 14 países, desde os que tradicionalmente acolhem mais trabalhadores portugueses, como a Espanha, o Reino Unido, a Holanda, França, a Alemanha, a Suíça ou o Luxemburgo, a outros países de procura mais recente, como o Norte da Europa – Noruega, Finlândia, Suécia ou Dinamarca –, a Bélgica, a Itália ou a Irlanda. Estarão igualmente presentes, na área de exposição e/ou através de apresentações, empregadores, estrangeiros e nacionais, que recrutam sobretudo nas áreas da Saúde, Serviço Social, Hotelaria e Restauração, Animação Turística e Social, Construção Civil e Engenharias.
O evento é dirigido em particular a jovens finalistas universitários, trabalhadores graduados e outros trabalhadores qualificados com apetência pela mobilidade transnacional.
A entrada é livre e o horário de abertura decorre entre as 10h00 e as 19h00.
Os Dias Europeus do Emprego, uma iniciativa patrocinada pela Comissão Europeia, são realizados todos os anos desde 2006. Propõem-se: sensibilizar os trabalhadores e a opinião pública em geral para os benefícios da mobilidade na UE/EEE e Suíça (um mercado de trabalho que integra 31 países); proporcionar informações actualizadas, concretas e objectivas sobre as oportunidades do mercado de trabalho europeu e as condições de vida e trabalho, em particular, nos países participantes; e promover o contacto directo entre empregadores e candidatos a emprego, nomeadamente através da realização de entrevistas de selecção e recrutamento.
Na edição de 2008, os Dias Europeus do Emprego registaram mais de 200.000 participantes, em toda a Europa. Só em Portugal, a iniciativa realizada em finais de Setembro na Reitoria da Universidade de Lisboa contou com mais de 3000 visitantes – em particular, jovens graduados e trabalhadores qualificados.
Mesmo na actual conjuntura, a mobilidade dos trabalhadores pode melhorar a eficiência do mercado de trabalho, eliminando alguns dos entraves à retoma do crescimento económico. Isto porque, apesar da tendência de aumento do desemprego que continha a registar-se na Europa, em termos globais, existem ainda muitas oportunidades de emprego por satisfazer, em diversas áreas profissionais e em diferentes regiões / países.

 

 www.iefp.pt/eures

Para qualquer outra questão sobre o evento, podem contactar-nos para o e-mail: eures@iefp.pt

 http://portal.iefp.pt/portal/page?_pageid=257,233046&_dad=gov_portal_iefp&_schema=GOV_PORTAL_IEFP

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: