Petição Para a Não Desqualificação Retroactiva de Psicólogos por Inscrição na Recém-criada Ordem

31/01/2010

“Caros colegas,

Foi disponibilizada para recolha de assinaturas, desde o dia 22 de Janeiro de 2010, a «Petição Para a Não Desqualificação Retroactiva de Psicólogos por Inscrição na Recém-criada Ordem».

A Petição tem por objectivo anular a inscrição de psicólogos como estagiários com base no tempo de exercício profissional, uma vez que constitui uma inédita remoção de direitos adquiridos e uma desqualificação socioprofissional vexatória, bem como anular o reconhecimento diferenciado por data de conclusão da mesma licenciatura pré-Bolonha, para o caso dos que a concluíram antes ou depois de 31 de Dezembro de 2007. Em ambas as situações trata-se de uma clara violação do princípio básico de igualdade.

Para quem é neste momento estudante e prepara o seu acesso à profissão (não será pelo menos despromovido), interessa ter conhecimento desta petição, para que os planos curriculares dos estudos superiores sejam com urgência adequados à nova realidade do estágio obrigatório pela Ordem, para que não tenha de realizar dois anos de estágio, adiando ainda mais o seu ingresso no mercado de trabalho adequadamente remunerado. Este aspecto faz parte das propostas da petição.

Para os antigos alunos, agora psicólogos, quer consigam ou não comprovar 18 meses de exercício (e os que não, deixam de ser psicólogos), quer tenham ou não concluído a licenciatura pré-Bolonha após 31-12-2007 (e os após, arriscam-se a não serem aceites), é por certo também do seu interesse ter conhecimento desta petição.

Vimos por este meio solicitar-vos o favor de lerem a petição para se inteirarem do conteúdo da mesma e, consequentemente, fazerem chegar a informação junto de todos os actuais alunos, antigos alunos, e demais colegas de quem tenham contactos.

A página onde se encontra alojada é http://www.ipetitions.com/petition/continuopsicologo/

Agir solidariamente para com os actuais psicólogos, e para com os alunos que se preparam para o ser, é um dever de todos, pois está em causa a imagem da profissão perante os utentes e a sociedade em geral, além do que hoje são os interesses de uns, amanhã serão os de outros.

Colocamo-nos, como grupo de psicólogos, ao inteiro dispor.

Com os melhores cumprimentos,

Os peticionantes.”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: