Pelouro das Relações Externas

O Pelouro de Relações Externas surge da necessidade do NEPCE estreitar relações com todas as entidades úteis ao desenvolvimento do seu trabalho. Desta forma, a nossa missão é envolver o núcleo com a sociedade externa, desde associações profissionais a institutos de investigação, passando por entidades empregadoras ou as diferentes estruturas da AAC, não esquecendo os estudantes das mesmas áreas de conhecimento do resto do país.

Esta comunicação deve ser feita de modo bidireccional, funcionando não apenas como suporte ao trabalho interno do NEPCE, mas também como forma de expor os estudantes aos contactos angariados. Dentro dessa área a informação acerca dos programas de mobilidade é fundamental. No entanto, no nosso entender, é também necessário fazer uma recepção realmente útil aos alunos do programa Erasmus que recebemos na nossa faculdade.

Para além destes objectivos, o Pelouro das Relações Externas assume como sua função a divulgação dos três cursos da FPCEUC junto dos alunos das escolas secundárias, emitindo os esclarecimentos necessários para possíveis alunos da nossa faculdade.

Principais objectivos a desenvolver ao longo do ano:

  • Realizar um dia aberto na FPCEUC, de modo a dar a conhecer a faculdade aos alunos do básico e secundário;
  • Fazer uma campanha de divulgação dos três cursos junto de escolas secundárias;
  • Promoção dos 2os ciclos juntos de outras instituições de Ensino Superior;
  • Aproximar o NEPCE de associações de profissionais e outras de interesse para os alunos;
  • Realizar contactos com entidades empregadoras;
  • Promover a interacção com outros núcleos da UC e de outras instituições de Ensino Superior;
  • Prestar informações necessárias sobre programas de mobilidade.

pelouro.relacoesexternas@gmail.com

Coordenador: Diana Costa e Silva

Colaboradores: Ana Carina Matos, Joana Augusto, Ana Tavares, Carolina Pinto

Pelouro da Cultura

O Pelouro da Cultura tem como principal objectivo levar ate ti toda a cultura da tua faculdade, da Academia, assim como da tua nova cidade. Para isso, serão organizadas diversas actividades, como Encontros de Tunas, Ciclos de Cinema, Concursos de Fotografia, entre outros. Vamos ainda ajudar-te a descobrir os teus interesses nesta área, dando-te a conhecer todos os grupos da faculdade, são eles a nossa Tuna Académica (Desconcertuna) e o Grupo de Teatro (Interdito), assim como as Secções e organismos ligados à cultura.

Em conjunto iremos explorar realidades e mundos bastante diferentes, que irão das tunas e grupos de teatro, passando pelo cinema, fotografia, televisão e rádio, ou mesmo jornalismo e filatelia. É certo que desta forma encontrarás o teu lugar na cultura, que te ajudará a desfrutar de uma forma mais completa da tua vida académica. Por isso desde já estás convidado a participar em todas estas actividades que estão dedicadas a TI !

pelouro.cultura@gmail.com

Coordenador: Ana Santos

Colaboradores: Ornela Harris, Patrícia Correia, Bruna Breda, Filipa Tavares, Luis Alcaide, Tânia Ribeiro, Ana Lau

Pelouro das Saídas Profissionais

Na nossa faculdade são leccionadas três importantes ciências sociais que apresentam uma das maiores taxas de desemprego do país. A fim de defrontar com esta realidade o pelouro de Saídas Profissionais, vem a desenvolver soluções, no decorrer do ano lectivo, para que o fantasma do desemprego não seja o principal problema dos estudantes da FPCE.

Dentre as diversas funções, este pelouro possui duas fundamentais. A primeira é esclarecer aos estudantes da nossa Faculdade acerca das possíveis saídas profissionais dos cursos nela existentes (Psicologia, Ciências da Educação e Serviço Social), aproximando-os do mercado de trabalho. E assim, através do nosso programa desenvolveremos um conjunto de actividades – conferências, congressos, debates, disponibilização de informações sobre estágios de curta duração – ao longo de todo o ano lectivo, bem como fazer uma aproximação bidireccional entre os alunos da faculdade e as entidades empregadoras. A segunda baseia-se em promover a formação na área de empreendedorismo, facilitando o trabalho de criação do próprio emprego.

No decorrer do próximo ano lectivo, o Pelouro Saídas Profissionais irá envolver-te nas seguintes actividades:

  • Cooperação com o gabinete de saídas profissionais da UC;
  • Realização de palestras sobre empreendedorismo;
  • Workshops de elaboração de CV;
  • Simulação de entrevistas de emprego;
  • Divulgação de possíveis áreas de empregabilidade;
  • Semana do Emprego – semana com oradores de diversas áreas explicando em que consiste o seu campo de trabalho;
  • Disponibilização de informação sobre estágios de curta duração do IPJ e da FPCEUC, entre outros;
  • Organização de sessões de recrutamento.

pelouro.saidasprofissionais@gmail.com

Coordenador: Bárbara Santos

Colaboradores: Filipa Silva, Jennifer Pacheco, Rute Tomás

Pelouro da Pedagogia

O principal objectivo do Pelouro da Pedagogia é focar a atenção sobre todas as questões de índole pedagógica no que concerne aos três cursos da nossa Faculdade (Psicologia, Ciências da Educação e Serviço Social). Como tal compete a este esclarecer e informar os estudantes de qualquer dúvida que tenham, bem como tentar solucionar problemas que possam surgir ao longo do ano lectivo, junto dos órgãos competentes.

É também da competência deste pelouro, juntamente com o pelouro de acção e formação, organizar várias iniciativas que fomentem as componentes pedagógicas e educativas dos três cursos, tendo em vista um maior leque de oportunidades de aprendizagem para os estudantes da nossa Faculdade.

Já existem algumas actividades pensadas para o decorrer deste ano lectivo, tais como:

  • Levantamento dos problemas relativos aos trabalhadores estudantes;
  • Jornadas Multidisciplinares;
  • Workshops de interesse pedagógico (por exemplo: métodos de estudo);
  • Elucidação do suplemento ao diploma de Bolonha;
  • Informação relativa a Bolsas de Investigação;
  • Informações relativas aos direitos dos estudantes;
  • “Incubadora de Projectos” – Um espaço no NEPCE onde podes entregar os teus projectos (ciclos de conferências, workshops, etc.) e encontras o apoio necessário para o concretizar.

pelouro.pedagogia@gmail.com

Coordenador: Liliana Rodrigues

Colaboradores: Ana Raquel Pereira, Filipa Costa, Sónia Figueira, Bárbara Santos

Pelouro de Intervenção Cívica e Ambiente

Este pelouro caracteriza-se pelo trabalho que efectua regularmente nas mais diversas áreas de intervenção cívica. Por isso, apresenta-se como um dos mais importantes pelouros do nosso Núcleo.

Tem como principal objectivo desenvolver actividades na área do ambiente, bem como a nível cívico, incluindo programas de voluntariado.

Durante o ano lectivo, este pelouro pretende divulgar e encaminhar os alunos para projectos de voluntariado; realizar acções de sensibilização acerca de questões ambientais e sociais, assim como workshops de gestão de tempo e dinheiro e campanhas de solidariedade.

pelouro.int.civicaeambiente@gmail.com

Coordenador: Lyssa Rocha

Colaboradores: Ana Rita Lages, Ana Rita Tavares, Ana Carina Matos, Cátia Martins

Pelouro do GAPE

O Gabinete de Apoio ao Estudante (GAPE) tem como principal objectivo apoiar os estudantes da FPCE relativamente a todos os problemas e dúvidas que estes possam ter. Neste sentido, criámos um horário de atendimento permanente para que tenhas a certeza de que estamos presentes e que te vamos ouvir.

Podes contactar-nos sempre que tenhas dúvidas ou problemas relativamente a questões ligadas à acção social, apoio ao estudo, saúde, entre outras áreas. Estamos também incumbidos de fazer a ponte entre os estudantes e os organismos que possam dar respostas às tuas questões profissionais, de promover debates, acções de sensibilização, campanhas e workshops sobre temáticas da actualidade ou do interesse da FPCE.

Envolve-te no GAPE e traz novos projectos!

pelouro.gape@gmail.com

Coordenador: Margarida Martins

Colaboradores: Ana Sofia Silva, Felicidade Leal, Lígia Silva, Mariana Delgado

Pelouro de Acção e Informação

Numa sociedade em que a formação complementar e a experiência são cada vez mais necessárias, nem sempre é fácil adquirir todos os conhecimentos indispensáveis ao início de uma carreira profissional.

Por este motivo, no decorrer do próximo ano lectivo, o pelouro da Acção e Formação pretende envolver-te em projectos que vão de encontro às necessidades dos estudantes da FPCEUC:

  • workshops;
  • sessões de esclarecimento;
  • palestras /debates;
  • acções de formação.

O Nepce é o teu núcleo. E o nosso projecto está direccionado para os interesses dos alunos, como tal aceitamos qualquer sugestão.

pelouro.accaoeformacao@gmail.com

Coordenador: Rute Tomás

Colaboradores: Débora Filipe, Diana Silva , Bárbara Santos

Pelouro da Política Educativa

O pelouro de política educativa surge da necessidade de o NEPCE acompanhar uma vasta área de questões inseridas neste âmbito, como bolsas de estudo e Acção Social em geral, estatuto de trabalhador-estudante, prescrições, Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior ou demais regulamentos e situação dos bolseiros de investigação científica.

Tencionamos também promover a divulgação de informações importantes dentro deste tema, para que possas ter um maior acesso aos teus direitos e deveres enquanto aluno da Universidade de Coimbra.

Pretendemos, assim, neste ano lectivo, acompanhar todos os assuntos relativos à Acção Social, tendo em especial atenção as Bolsas de Estudo; colaborar com a Associação dos Bolseiros de Investigação Científica; aproximar o NEPCE dos dirigentes associativos em órgãos de gestão da FPCEUC e da Universidade, principalmente do Senado Universitário e Conselho Geral; acompanhar a situação dos trabalhadores-estudantes e dos alunos em risco de prescrição da FPCEUC; realizar campanhas de divulgação de assuntos de interesse para os alunos, no âmbito da Política educativa; criação de um dossier que reúna informação relativa a Bolonha, Estatutos, entre outros assuntos pertinentes neste campo; exposição da historia da UC e da FPCEUC e, ainda, sessões de esclarecimento.

pelouro.peloticaeducativa@gmail.com

Coordenador: Diana Rodrigues

Colaboradores: Rita Rosa, Luis Tavares, Ana Santos

Pelouro de Desporto e Convivio

O Pelouro de Desporto e Convívio tem como funções essenciais a dinamização de actividades desportivas de interesse para os estudantes por ele representados, tentando promover a actividade física quotidiana, fazendo ofertas diversificadas. É também responsável por fomentar a socialização entre os alunos da FPCEUC organizando nesse sentido convívios académicos. Serão organizados torneios de Futebol e Voleibol, que serão as actividades onde naturalmente a generalidade dos alunos se identificarão, que terá como prémio a representação da nossa ilustre faculdade nos torneios de inter-faculdades. Por outro lado,  as aulas de Yoga, os torneios de Poker e de Pro Evolution Soccer serão as actividades que terão como missão tentar satisfazer um maior número de alunos da nossa faculdade. Os eventos principais que culminarão nas férias escolares, serão os fins de semana radicais, em localidades magníficas para a prática de desporto, bem como a organização de uma Snow Trip, que será bastante aliciante. Este pelouro organizará também os jantares de recepção ao caloiro, os jantares da Festa das Latas e da Queima das Fitas, bem como muitos convívios para a promoção da interacção dos alunos da FPCEUC, desde os caloiros até aos veteranos. Está também estabelecido com a Associação Académica de Coimbra que este pelouro fará a ponte entre estes dois órgãos, passando assim pela divulgação de todas as Modalidades Desportivas desenvolvida por esta, como por exemplo Judo, Futebol, Ténis, entre outras.

pelouro.desportoeconvivio@gmail.com

Coordenador: Hugo Rodrigues

Colaboradores: Bruno Amado, Joana Dias, João Lacerda, Luis Marques, Mariana Delgado

Pelouro da Informação e Divulgação

O Pelouro da Informação/Divulgação tem como função principal pôr os estudantes ao corrente das actividades realizadas pelo NEPCE bem como todas as informações que sejam do seu interesse.

Para além de actividades e noticias cientificas de interesse, estamos apostados em dar a conhecer informação de funcionamento interno do núcleo, de modo a que este funcione da maneira mais transparente possível.

Ao longo do ano lectivo, este Pelouro, tem como função:

  • Realização do jornal de parede;
  • Divulgar informação do NEPCE e suas actividades;
  • Actualização regular do site de NEPCE;
  • Criação de um fórum de discussão para a troca de experiências e ideias entre todos os alunos da FPCEUC.

pelouro.informacaoedivulgacao@gmail.com

Coordenador: José Pires

Colaboradores: Carolina Pinto, Diana Lemos, Ornela Harris, Sílvia Almeida, Ana Tavares

%d bloggers like this: